Café causa insônia realmente?

Está acostumado a beber um pouco de café depois do almoço? Não há problema algum nesse hábito, porém ele pode ter efeitos diferentes dependendo do seu organismo. Por isso, é comum surgir a questão: será que café causa insônia realmente?

Entenda mais sobre a ação da cafeína no corpo e veja qual a dose adequada para o consumo diário.

Quantas xícaras de café eu devo tomar por dia?

Especialistas em sono afirmam que o excesso de cafeína pode provocar insônia. Pode ainda interferir no sono profundo, levando uma pessoa a acordar várias vezes durante a noite.

Isso ocorre porque as bebidas cafeinadas agem estimulando o sistema nervoso central. Porém, quando se consome uma quantidade moderadas, de duas a quatro xícaras, esse problema não aparece.

A única exceção é quando o indivíduo sofre com sensibilidade a essa substância. Para eles até mesmo uma pequena dose de café pode causar a falta de sono. Além disso, a cafeína fica de 8 a 14 horas no organismo. Logo, a bebida após o almoço ainda pode interferir em uma noite de sono.

Além disso, quando se consome mais do que quatro xícaras de café por dia ( cerca de 500 a 600 mg) podem aparecer efeitos adversos. Além dos problemas com o sono a pessoa pode sentir: inquietação, nervosismo, náuseas, irritabilidade, batimentos cardíacos irregulares, ansiedade, dores de cabeça e doenças gastrointestinais.

Como diminuir o consumo de cafeína?

Se perceber que o café pode ser o vilão do seu sono tranquilo, busque reduzir a quantidade ingerida em seu dia. Não corte a bebida de forma abrupta, retire a cafeína aos poucos. Assim, seu corpo não reagirá mal.

Algo importante para saber é que essa substância está presente em outros produtos como: chás, energéticos, chocolate e refrigerantes, alimentos com sabor de café e até mesmo em alguns analgésicos vendidos sem receita médica.

Para substituir sua bebida diária, tente opções de chás calmantes e reduza aos poucos as xícaras de café. Se retirar a cafeína repentinamente é possível sentir fadiga, dores de cabeça, nervosismo e irritabilidade.

Outra saída é beber dois copos de água quando sentir vontade de beber café. Isso distrai a mente e evita o hábito de ingerir a bebida. Você pode, ainda, tentar drinques descafeinados para vencer esse costume.

Café causa insônia realmente?

É possível concluir que o café causa insônia quando ingerido em excesso. Ou seja, mais do que quatro xícaras diariamente. Ele pode provocar a falta de sono também em pessoas que têm sensibilidade à cafeína.

Lembre-se que outros produtos podem conter a cafeína, como: chás, chocolates, balas, energéticos e refrigerantes. Por isso, não adianta apenas parar de beber o café do almoço, mas recorrer aos outros itens no decorrer das horas.

Por isso, diminua a quantidade de café se notar que isso está causando problemas para o seu organismo. Porém, com moderação não há motivos para retirar essa bebida do seu dia a dia.

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