Por que a insônia é perigosa?

No Brasil, 73 milhões de pessoas sofrem com problemas para dormir ou manter o sono. Quando essa dificuldade é superior a três meses, já pode ser classificada como uma doença crônica. Além disso, há diversos males ocasionados pela falta de sono. Veja hoje por que a insônia é perigosa.

Diversos fatores podem contribuir para esse incidente. Entre eles estão o nervosismo, o excesso de cafeína, a ansiedade e o uso de smartphones antes de ir para a cama. Veja mais sobre a ação da insônia na vida de uma pessoa.

Quantas horas de sono é preciso dormir por noite?

A maior parte dos adultos necessita de 6 a 8 horas de sono diariamente. O grupo que acorda revigorado com 6 horas é chamado de curto dormidores. Eles não precisam descansar tanto tempo para recuperarem suas energias. Porém, essa porcentagem não é a mais comum.

Há também o grupo precisa dormir mais que 9 horas por noite. Esses indivíduos são chamados de longo dormidores. Entretanto, é comum classificar que um repouso de 8 horas já é suficiente para evitar a insônia.

Definir o período ideal de sono dependerá dor organismo de cada pessoa. O padrão de sono também pode variar em diferentes fases da vida. Idosos costumam cochilar mais durante o dia, por isso podem dormir menos a cada noite.

Sendo assim, o tempo ideal para descanso é aquele com que se sente mais disposto. O importante é estar alerta na manhã seguinte. Dessa forma, os perigos da insônia não serão um problema.

Por que a insônia é perigosa?

Em geral, os resultados de uma noite sem sono podem variar de pessoa para pessoa. A grande parte tem um humor desanimado, estresse ou muita irritação. Esses fatores acabam interferindo no rendimento profissional e até mesmo nos relacionamentos.

Alguém com poucas horas de sono sente o corpo reagir negativamente. Sendo assim, é possível apresentar: lentidão, falta de memória, dificuldade em tomar decisões e diminuição dos reflexos. Por isso, operar máquinas ou dirigir é muito perigoso para quem dorme mal.  

A insônia pode ainda contribuir para a compulsão alimentar noturna. Ao ficar desperto de madrugada, é mais fácil sentir o impulso de comer algo para reduzir a ansiedade. Por isso, os insones tendem a aumentar o seu peso corporal.

Porém, com a persistência da falta de sono, outras dificuldades surgem. Logo, a insônia pode afetar a circulação sanguínea e até mesmo o coração. No aspecto emocional, esse quadro pode evoluir para a depressão.  

Quais são as consequências graves da insônia?

Para saber por que a insônia é perigosa, é preciso olhar para seus efeitos no decorrer dos anos. Dormir pouco causa alterações hormonais e cardíacas. Por isso, há um grande risco para o surgimento de infarto agudo do miocárdio e arritmias.

Sendo assim, a falta de sono pode provocar baixa produtividade, desentendimentos com pessoas queridas, acidentes e até mesmo problemas no coração. Então, é importante realizar um bom tratamento para a insônia logo nos primeiros sinais.

Quer saber como acabar com a dificuldade para dormir? Então, conheça Triptopax. Esse suplemento natural contra a insônia tem ajudado pessoas no Brasil e nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta